Ter, 19/06/2007 - 10:27
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Espadanedo, Daniel Reis, o futuro da localidade passa pela instalação de um parque eólico na serra de Nogueira e pela aposta no turismo. Daí a importância dos arranjos urbanísticos na aldeia.
A inauguração do espaço foi motivo de festa na aldeia, com jogo de futebol, a presença do Grupo de Cantares de Castelãos e da Fanfarra de Vale da Porca e uma merenda comunitária a fechar.
Na cerimónia estiveram presentes escassas dezenas de pessoas, situação que pode ser explicada com o tempo instável e chuvoso.
Relação de Espadanedo com moinhos estende-se ao ponto de uma mó figurar no seu brasão
O jogo de futebol pôs frente a frente uma equipa da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e uma formação de Espadanedo, em que os jogadores da edilidade levaram a taça maior por terem ganho por 2-1. O encontro disputou-se num campo polidesportivo recentemente edificado, nas imediações da escola, onde há, também, um parque infantil com alguns arranjos.
Do arranjo urbanístico do parque do Serradouro nas imediações do polidesportivo há pedras com aberturas circulares, que terão servido para guiar a água para um moinho que, mesmo os mais velhos, não se lembram de estar em funcionamento. Os elementos dos moinhos não se ficam por aqui, pois há mesas do parque que são adaptações de mós de moinho.
Aliás, a relação de Espadanedo com moinhos estende-se ao ponto de uma mó figurar no seu brasão heráldico.



