Ter, 23/01/2007 - 15:43
Trata-se de um local destinado à promoção de actividades direccionadas para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pré-escolar, que funciona como uma estrutura de apoio a programas pedagógicos dos diversos cursos leccionados naquela instituição.
Situado na zona central da ESEB, este espaço visa apoiar projectos e experiências relacionadas com os conteúdos de disciplinas voltadas para a educação e promover actividades próprias de jardins-de-infância e escolas do 1º CEB do distrito de Bragança. “Os estagiários dos vários cursos dinamizam as iniciativas conforme o que nós, docentes, definimos”, esclareceu uma das coordenadoras do ELI, Telma Queirós.
Aberto a todo o público, o Espaço Lúdico integra, progressivamente, pessoas de diversas idades, apesar da maior parte das acções propostas ainda terem como alvo crianças até aos nove anos. “Estamos direccionados a toda a comunidade e a faixas etárias muito abrangentes”, explicou a docente.
Dinamizadores do projecto deslocam-se, também, a instituições e à pediatria do hospital
Sendo um espaço funcional, dividido em seis áreas de actividades, o ELI funciona, também, como um local onde os pais ou encarregados de educação podem acompanhar as crianças no desenvolvimento das diversas actividades propostas. “Temos bebés que vêm com as amas e, também, os pais”, explicou Telma Queirós.
Entre as várias iniciativas propostas, as crianças podem participar em ateliers de Teatro, Expressão Plástica, Leitura e Movimento Corporal, entre outros, dependendo da programação prevista.
Apesar de estar aberto a toda a sociedade (para tal basta contactar os responsáveis pelo ELI), o equipamento “trabalha”, maioritariamente, com instituições da cidade, como escolas e jardins-de-infância, Santa Casa da Misericórdia, Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) e Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, entre outras.
Nalgumas situações, em vez dos mais pequenos se deslocarem ao ELI, os estagiários promovem as actividades nas próprias instituições, como é o caso da Unidade de Pediatria do CHNE, onde os dinamizadores desenvolvem algumas iniciativas junto das crianças hospitalizadas.