class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165049 node-type-noticia">

            

Esgotos a céu aberto em Izeda

Ter, 28/11/2006 - 15:54


Quem visita Izeda, no concelho de Bragança, corre o risco de encontrar tampa de saneamento a transbordar, sinalizada, apenas, por um bidão e por uma placa que indica perigo de trabalhos na via.

Trata-se de um situação considerada “inadmissível” pela população, que já se verifica há mais de dois meses e põe em perigo os automobilistas que entram na vila pela rotnda junto ao lagar de azeite.
E, se é certo que há trabalhos na via indicados pelo sinal de trânsito, alguns habitantes de Izeda garantem que a Câmara Municipal de Bragança (CMB) não tem feito qualquer tipo de obras para resolver o problema do saneamento da vila.
“Quando chove muito, os esgotos saem em toda a extensão dos condutas até à estação de tratamento. Esta situação verifica-se desde que o saneamento de Izeda começou a funcionar”, denuncia Armindo Lopes, ex-presidente da Junta de Freguesia da vila.
Este habitante realça, ainda, que já houve, pelo menos, um acidente na rotunda, devido à tampa de saneamento que se encontra a transbordar.
“Quem conhece desvia-se, mas para quem não sabe que está ali aquele obstáculo, é complicado, visto que não existe qualquer tipo de sinalização”, acrescenta Armindo Lopes.

Habitantes de Izeda queixam-se da inércia da CMB na resolução do problema do saneamento

Esta situação, que já se arrasta há anos, não agrada à população, que se sente incomodada com a “porcaria” que invade as ruas da vila.
“As pessoas queixam-se constantemente. O saneamento está a correr a céu aberto. Isto é um problema de saúde pública”, afirma João Lima, comerciante local.
Considerando que os esgotos são o cartão de visita da vila, Armindo Lopes lamenta o facto do saneamento ter sido mal concebido e da CMB não ter feito nada para resolver a situação.
“A Câmara tem conhecimento do problema do saneamento de Izeda. Não têm é vontade de o resolver”, sublinha o ex-presidente da Junta.
Confrontado com esta situação, o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, garante que a autarquia vai resolver o problema durante esta semana.
“Vamos ligar as duas condutas para que haja mais capacidade de escoamento, visto que o saneamento tem muitas infiltrações de águas pluviais, o que faz saltar as tampas quando chove muito”, explica o autarca.
No entanto, o vice-presidente reconhece que o problema do saneamento de Izeda só irá ser resolvido definitivamente com a requalificação da rua principal, altura em que a rede será completamente refeita. Contudo, trata-se de uma obra que ainda não tem data marcada para arrancar.