Escuteiros de Vinhais têm novo espaço

PUB.

Ter, 04/04/2006 - 14:37


O Agrupamento 827 do Corpo Nacional de Escutas recebeu, anteontem, as chaves da nova sede, que vai funcionar nas antigas instalações da escola pré-primária de Vinhais.

A cedência destas instalações, por parte da Câmara Municipal, só foi possível após a transferência dos cerca de 35 alunos para o novo jardim-de-infância de Vinhais.
Ontem, as crianças da pré-primária conheceram um novo espaço, com melhores condições para realizarem as suas actividades.
O novo espaço dos escuteiros vinhaenses vai precisar de obras de remodelação, que vão ser levadas a cabo pelos próprios elementos do agrupamento, nos quais a autarquia local comprometeu-se a fornecer todo o material necessário para a realização dos trabalhos de beneficiação dos edifícios e da zona envolvente.
Segundo o chefe do Agrupamento 827 de Vinhais, Florêncio Vieira, as obras vão ter início já na próxima semana, para que possam ser inauguradas a 20 de Maio, com um encontro de escuteiros de todo o distrito de Bragança.
“Vamos ter que adaptar este espaço de acordo com as nossas necessidades, pelo que também estamos a contar com a colaboração dos pais na realização dos trabalhos”, acrescentou o responsável.

Promover o turismo
através do escutismo

A antiga sede dos escuteiros de Vinhais é considerada exígua pelo chefe do agrupamento, que afirma que o número de elementos também foi diminuindo por causa da falta de condições para a realização das actividades que necessitavam de um espaço físico.
Florêncio Vieira realça a importância da autonomia do Agrupamento, que tem de ser conseguida através do trabalho dos seus membros.
“Não podemos estar num País de subsídio dependência, temos que procurar ser autónomos e um dos objectivos do escutismo é criar autonomia na criança a todos os níveis”, acrescentou o dirigente.
Este agrupamento, fundado em 1930, já chegou a ter 100 elementos, mas hoje conta, apenas, com 37 escuteiros. No entanto, cativar um maior número de elementos continua a ser o lema de Florêncio Vieira.
Trazer turistas ao Nordeste Transmontano através do escutismo é, igualmente, uma das ambições do chefe do Agrupamento de Vinhais, que pretende realizar intercâmbios entre escuteiros de todo o País.
Na óptica do presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, os escuteiros têm que se mostrar mais. Com o novo espaço, considera o edil, o CNE já tem mais condições para preparar as suas actividades.