class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163932 node-type-noticia">

            

Esculturas dedicadas à figura humana

Ter, 06/06/2006 - 16:11


“Corpus artístico” é o título da exposição de escultura, da autoria de Hélder de Carvalho, que se encontra patente ao público, no Centro Cultural de Bragança, até dia 9 do próximo mês.

O escultor transmontano, natural de Carrazeda de Ansiães, reuniu as obras que elaborou ao longo de 15 anos, fazendo o contraste entre a representação do rosto humano e as figuras em posições dinâmicas.
Apesar do percurso de Hélder de Carvalho ser marcado pela influência da escultura clássica, o artista não se acomoda com movimentos de arte específicos, preferindo o individualismo e mantendo um espírito aberto a novas experiências.
Esta exposição é composta por exemplares da série “Referências”, que reúne trabalhos em poliéster, que retratam uma série de cabeças de poetas, escritores, músicos, artistas, cientistas e arquitectos. Algumas destas figuras acabaram, mesmo, por ser passadas para esculturas que se encontram em espaços públicos.
Os rostos contrastam com as figuras em posições dinâmicas, elaboradas em bronze, que se definem por meros traços e formas que a mente tem que construir, posteriormente.
Estas esculturas representam movimentos de bailado e acrobacias que se reportam ao modernismo, altura em que os números de circo e os saltimbancos eram representados de forma exaustiva.
Hélder de Carvalho formou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto e tem participado em diversas exposições individuais realizadas em diferentes pontos do País.
Além disso, é autor de diversas esculturas que se encontram em vários locais públicos, entre os quais se destacam o busto de Humberto Delgado e o conjunto escultórico de homenagem ao carteiro, situados na cidade de Bragança.