Escolas de Baçal e Coelhoso resistem

PUB.

Ter, 24/01/2006 - 14:48


A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) recuou na intenção de encerrar todos os estabelecimentos de ensino com menos de 20 alunos, a partir de 2006/2007.

Recorde-se que as escolas das aldeias de Baçal e Coelhoso, no concelho de Bragança, estavam em risco de fechar já no próximo ano lectivo, uma vez que não atingiam o número mínimo de alunos impostos pela DREN.
O possível encerramento destas escolas não foi aceite pacificamente pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, que reuniu com os responsáveis da DREN para conhecer as razões do encerramento daqueles estabelecimentos de ensino e alertar para as consequências do fecho das 33 escolas no concelho de Bragança.
De acordo com a reorganização da rede escolar proposta, anteriormente, pela DREN, os 12 alunos da escola primária de Coelhoso iriam para a aldeia vizinha de Parada, ao passo que as dez crianças da escola de Baçal teriam que se deslocar, juntamente com os alunos das escolas das aldeias vizinhas, para a escola de S. Sebastião, em Bragança.

Carta Educativa viabilizada

Segundo o edil bragançano, a DREN recuou na tomada de decisão, ao garantir que, no próximo ano lectivo, só vai encerrar as escolas do 1º Ciclo com menos de dez alunos.
Jorge Nunes realçou, ainda, que o motivo apresentado pela tutela para encerrar o estabelecimento de ensino de Coelhoso não corresponde à realidade. “A DREN apresentava uma taxa de insucesso de 77 por cento naquela escola quando, na realidade, é de, apenas 13 por cento”, acrescentou o edil.
A mudança de posição relativamente à reorganização da rede escolar viabiliza a Carta Educativa apresentada pelo município de Bragança, que propõe o agrupamento de alunos em pólos escolares com o mínimo de 10 alunos, adiando encerramento de mais de uma dezena de escolas do primeiro ciclo no distrito de Bragança.
Recorde-se, ainda, que a proposta da DREN apontava para o encerramento de 238 estabelecimentos de ensino no Nordeste Transmontano já no próximo ano lectivo.