class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163807 node-type-noticia">

            

PUB.

Escola do Toural inaugura biblioteca

Ter, 23/05/2006 - 15:08


A Escola Básica nº 6 do Toural, em Bragança, inaugurou, ontem, um novo espaço pedagógico para apoiar os alunos.

A biblioteca da escola foi instalada numa sala de aula, o que obrigou a escola a concentrar os alunos nas restantes três salas.
“Para podermos libertar este espaço foi preciso fazer a distribuição dos alunos por salas, reunindo mais do que uma classe no mesmo espaço. Mas acho que todos temos a ganhar com isto”, salientou a presidente do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, Emília Estevinho.
A escola do 1º Ciclo do Toural é uma das maiores do Agrupamento, pelo que Emília Estevinho considera fundamental a criação de um espaço de leitura e pesquisa para apoiar os alunos e, ao mesmo tempo, incentivar as crianças para a leitura.
“É importante que as crianças se familiarizem com os livros desde cedo, senão, mais tarde, é muito difícil incutir nos jovens hábitos de leitura. É caso para dizer: ou agora ou nunca”, enfatizou a responsável.
A criação deste novo espaço foi concretizada após a aprovação de uma candidatura apresentada ao Ministério da Educação, no âmbito do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.

Ilda Miranda ao lado das crianças

“Conseguimos uma verba que foi canalizada para o material informático, livros e equipamento, através da candidatura ao programa, enquanto a Câmara de Bragança ficou responsável pelas obras”, realçou Emília Estevinho.
Neste momento, a biblioteca está recheada com um número considerável de livros de escritores de literatura infantil, como por exemplo, António Mota e Alexandre Parafita, CD`s, DVD`s e dois computadores com acesso à Internet.
No distrito de Bragança existem, apenas, 15 escolas com biblioteca, nove delas situadas na cidade.
Dada a escassez de espaços de leitura e pesquisa nas escolas do 1º Ciclo, principalmente no Mundo Rural, o Agrupamento Augusto Moreno vai criar uma biblioteca itinerante que percorrerá as diversas escolas do concelho pertencentes ao agrupamento.
A partir de agora os 100 alunos vão ser brindados com um maior leque de iniciativas didácticas, tais como a “hora do conto”, “encontros com escritores”, jogos e feiras do livro.
A inauguração da terceira biblioteca do Agrupamento Augusto Moreno contou com a presença da escritora de literatura infantil, Ilda Miranda.