Escola de canoagem no Azibo

PUB.

Ter, 04/07/2006 - 15:43


Após ter arrecadado a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Canoagem, André Petrov, natural da Ucrânia, dedica-se, agora, ao ensino desta modalidade desportiva na albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Quando abandonou a sua terra natal, há seis anos, o professor de Educação Física e atleta de alta competição viu-se obrigado a trabalhar nas obras para poder sustentar a família. Mesmo assim, André Petrov nunca pôs de parte o gosto pelo desporto, conseguindo concretizar o sonho de voltar a dar aulas.
Residente na aldeia de Salsas (Bragança), com a esposa e duas filhas, André Petrov é o responsável pelo ensino de desportos náuticos na praia fluvial do Azibo.
O ensino da Canoagem é uma prática inédita naquela zona balnear, à qual se vai juntar, brevemente, o ensino da Vela.
Esta iniciativa surgiu através da celebração de um protocolo entre o INATEL e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, por via do qual a autarquia cedeu aquele espaço com vista à criação de uma Escola de Canoagem e Vela na barragem do Azibo.
Apesar de estar habituado à competição, André Petrov confessa que dar aulas de canoagem a pessoas que nunca manobraram um barco não é tarefa fácil.

Campeão em Taças do Mundo

“É preciso ter muita atenção com as crianças, porque muitas delas querem andar sozinhas porque acham que já sabem, mas acabam por não conseguir orientar o barco”, salientou o professor.
No entanto, o monitor afirma que, após cerca de duas semanas de aprendizagem, só é preciso praticar para se conseguir controlar a canoa de uma forma mais eficaz.
Quando lida com os aprendizes, André Petrov recorda os tempos em que aprendeu este desporto e o percurso que efectuou até chegar aos Jogos Olímpicos de Atlanta, onde alcançou o11º lugar.
No Campeonato do Mundo de Canoagem, este atleta conseguiu a medalha de bronze, enquanto nas Taças do Mundo em que participou chegou a arrecadar alguns primeiros lugares.
Os baixos salários praticados na Ucrânia foram o principal motivo que levaram André Petrov e a sua família, também “amante” do desporto, a emigrarem para Portugal.
“Se no meu país ganhasse 500 euros mensais não emigrava. Assim fui obrigado a deixar a Ucrânia, porque era muito complicado sobreviver com um salário tão baixo”, lamentou o professor.
Com 30 canoas disponíveis, André Petrov já recebeu a visita de centenas de alunos das escolas do distrito de Bragança.

Aulas de Vela em Agosto

Durante os meses de Verão, o número de alunos tende a aumentar com as crianças que frequentam as actividades no âmbito da Ocupação de Tempos Livres.
Ensinar Canoagem de competição é outro objectivo que André Petrov gostaria de ver realizado. “Agora não tenho tempo para praticar Canoagem de competição, porque é um desporto que exige muito treino. Mas, ensinar e treinar atletas nesta modalidade é um dos meus objectivos futuros”, salientou o responsável.
Segundo o delegado de Bragança do INATEL, Luís Ferreira, para que os “amantes” da canoagem de competição possam praticar esse desporto no Azibo, o INATEL está a trabalhar no sentido de conseguir algumas embarcações para disponibilizar naquele local.
Quanto ao ensino da Vela, o responsável afirma que, durante o próximo mês de Agosto, já navegarão no Azibo três barcos próprios para a prática desta modalidade.
A par da vertente de aprendizagem, a Escola de Canoagem também disponibiliza caiaques a quem queira dar um passeio pelas águas da albufeira.