class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164566 node-type-noticia">

            

Escola de Azinhoso forma pilotos

Ter, 26/09/2006 - 15:52


Numa altura em que dezenas de edifícios escolares fecharam as portas, as autarquias começam a pensar em dar novo rumo aos espaços desactivados, no sentido de evitar ao abandono.

Nesta linha, a antiga escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Azinhoso, concelho de Mogadouro, vai ser transformada num centro de instrução para formação de pilotos de aeronaves com e sem motor.
As obras de adaptação e requalificação do edifício vão arrancar em breve, de modo a acolher instrutores e alunos no mais curto espaço de tempo.
Além duma sala de aulas que ocupará uma das duas alas da antiga escola, o imóvel vai, igualmente, ser adaptado para acolher um apartamento T3, que servirá para albergar os pilotos e monitores que ali vão leccionar as mais diversas disciplinas aeronáuticas.
“Dada a proximidade da escola com o Aeródromo Municipal, Azinhoso é o local ideal para receber este equipamento”, explicou o vereador da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel.
De acordo com o autarca, as obras deverão estar concluídas nos próximos dois meses, contribuindo para manter vivo o edifício escolar.
Numa primeira abordagem, a população da aldeia não ficou entusiasmada com a ideia, alegando que “era melhor não fechar a escola e deixar lá ficar os alunos”. No entanto, todos concordam que é preferível manter o edifício a funcionar, mesmo que esporadicamente e noutras funções, do que deixá-lo entregue ao abandono.
O imóvel encontra-se em bom estado de conservação, até porque foi alvo de recente intervenção ao nível da cobertura, pintura de paredes e sanitários.
Segundo António Pimentel, o aproveitamento da escola pode, igualmente, funcionar como “um estímulo aos habitantes de Azinhoso, para recuperarem as suas casas para fins turísticos, já que a freguesia tem um enorme potencial e interesse do ponto de vista histórico”, nomeadamente o pelourinho e a igreja matriz.