Ter, 15/01/2008 - 15:58
Como não podia deixar de ser, no início de uma série de artigos que pretendo publicar sobre este tema (pouco extensos para serem lidos), saliento com agrado a presença entre nós da empresa FAURECIA, Sistema de Escape Portugal, LDA, com instalações na Estrada do Aeródromo, freguesia de Santa Maria - Bragança. Trata-se de uma grande empresa francesa que produz, na nossa cidade, sistemas de escapes para diversos fabricantes mundiais de automóveis: Citroën, Peugeot, Seat, Renault, Volkswagen e Skoda. A FAURECIA é o segundo maior fornecedor de equipamento automóvel da Europa, logo a seguir à Bosh. Ocupa o nono lugar no ranking mundial. É de longe, obviamente, a maior empresa de Bragança.
Nas muitas deslocações a esta fábrica, constatei que ali se prima pela discrição e pelo silêncio. Excepcionalmente, no mês de Novembro de 2005 foram abertas as portas aos jornalistas e ao Presidente da República, imagens que passaram nas televisões e foram vistas em jornais.
Ainda não tem os 300 funcionários previstos, mas os actuais 136 (incluindo 24 quadros superiores), provam o que o Presidente da República afirmou aquando da visita às instalações: “Isto demonstra que é possível ter iniciativas empresariais de tecnologia de ponta no interior do país”. De facto, presenciei isto mesmo e vi, por várias vezes, camiões enormes a carregar e a descarregar mercadoria.
É sabido que no ano de 2000, a Câmara Municipal de Bragança adquiriu a totalidade destes pavilhões à Grünig, para os vender à presente multinacional francesa. Os terrenos ocupam uma área de 1900 metros quadrados, mas somente há laboração em metade, nesta fase.
Eis, pois, um caso de sucesso empresarial. Oxalá a FAURECIA venha a crescer muito, para um maior desenvolvimento da cidade e da região.
Pêra Fernandes


