ERVEDOSA recebe Correios

PUB.

Ter, 18/10/2005 - 15:23


É um verdadeiro dois em um. Num edifício cedido pela Junta de Freguesia de Ervedosa (JFE), no concelho de Vinhais, vai funcionar, ao mesmo tempo, um posto dos CTT e uma Loja do Cidadão.

A instalação dos serviços dos Correios na localidade resulta de um protocolo celebrado entre a autarquia local e a administração dos CTT. Um funcionário da JFE vai garantir o funcionamento do posto durante a tarde, das 14 à 18 horas, de segunda a sexta-feira, garantindo, ao mesmo tempo, o atendimento numa Loja do Cidadão.
O local não foi escolhido ao acaso. “É um edifício no centro da aldeia e um rés-do-chão, de forma a servir melhor os idosos, que são os que mais problemas têm de mobilidade”, afirmou o presidente da JFE, Franclim do Nascimento.
Este serviço tem, aliás, como principal objectivo “facilitar a vida a todos os cidadãos, mas principalmente às pessoas mais velhas”, acrescentou o autarca.
Recorde-se que Ervedosa tem cerca de 500 habitantes, na sua maioria idosos, que se debatem, também, com a falta de transportes. O posto dos CTT mais próximo situa-se na Torre D. Chama, a cerca de 15 quilómetros e nem sempre é fácil chegar a esta vila do concelho de Mirandela.
Ainda este mês, contudo, os moradores de Ervedosa poderão “tratar de todos os assuntos relacionados com os Correios” na própria localidade, sem terem necessidade de se deslocar, lembra o presidente da Junta

Extensão farmacêutica

Franclim do Nascimento garante que o Posto dos CTT e a Loja do Cidadão já poderiam ter aberto as portas. Mas, “não quis tirar dividendos políticos desta situação e recusei a proposta do responsável comercial do Norte dos Correios”, no sentido de iniciar o funcionamento dos serviços no dia 1 de Outubro.
De qualquer forma, agora que já passaram as Eleições Autárquicas, parece estar tudo a postos, de modo que, ainda este mês, haverá dois novos serviços na aldeia. Ou melhor, três. É que junto ao posto médico da de Ervedosa vai abrir, também, uma Extensão Farmacêutica, que surge após uma ronda de negociações entre a Junta de Freguesia e uma farmácia do concelho de Vinhais. Este equipamento vai “complementar a extensão clínica da aldeia e o Centro de Noite”, que começará a funcionar em breve, como salientou o presidente da JFE.