class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167969 node-type-noticia">

            

Ervedosa inaugura Centro de Noite

Qua, 06/02/2008 - 10:41


No mesmo dia em que inaugurou o Centro de Noite de Ervedosa, o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, deu luz verde ao Lar de Terceira Idade da Moimenta, outra das aldeias do concelho de Vinhais que necessita de um equipamento de apoio aos idosos.

O Centro de Noite de Ervedosa tem capacidade para 20 utentes e representa um investimento de 400 mil euros. Após a inauguração de um Centro de Dia na freguesia, há 8 anos, o equipamento foi dotado de condições para acolher os idosos durante a noite e prepara-se para ser convertido em Lar de Terceira Idade, já que há utentes que necessitam de cuidados permanentes.
O presidente da direcção do Centro Social e Paroquial de Ervedosa, padre António Pires, explicou as razões da mudança. “Fomos a primeira instituição a solicitar essa conversão, justificada e urgente pelas carências sócio económicas desta região, bem diferente do litoral”, lembrou o sacerdote.
Pedro Marques, que foi recebido ao som de um grupo de cantares tradicionais de Ervedosa, anunciou que o Governo obteve autorização de Bruxelas para efectuar essa transformação.
Na hora dos discursos, o presidente da Junta de Freguesia de Ervedosa, Franquelim do Nascimento, deixou soltar uma voz emocionada, quando recordou a caminhada que conduziu à inauguração de sexta-feira. “Foram muitos anos de luta, mas hoje, quando entro na aldeia e vejo este edifício, não posso esconder o orgulho”, confessou ao autarca, sem conseguir suster as lágrimas.
O presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, era outro dos autarcas que visivelmente satisfeito, já que o secretário de Estado da Segurança Social garantiu o financiamento do Lar de Idosos da freguesia, no âmbito do programa PARES.
O projecto do equipamento, já aprovado, contempla um investimento de 600 mil euros e uma capacidade para 16 utentes. Segundo o autarca, o concurso público da empreitada poderá ser lançado logo que o financiamento seja oficializado.