Equitação à espera de comandante

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 15:58


O governador civil de Bragança, Jorge Gomes, considera “fundamental” a reabertura da Escola de Equitação da GNR de Moncorvo.

Tal como o Jornal NORDESTE já noticiou, o equipamento não funciona há três anos, apesar da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (CMTM) ter investido na reabilitação do picadeiro e das cavalariças.
A escola arrancou em Abril de 2002 mas, no ano lectivo 2002-2003, já não reabriu.
Agora, Jorge Gomes quer que o comando do Grupo Territorial de Bragança da GNR e a CMTM unam esforços para reactivar o estabelecimento.
“Há um equipamento com animais lindíssimos que não está a ser utilizado e há disponibilidade da Câmara Municipal e do novo comandante da GNR de Bragança para pôr a escola trabalhar”, salienta o governador civil.
Após uma visita efectuada ao estabelecimento na passada quarta-feira, Jorge Gomes deixou claro que é preciso pôr a escola a funcionar “o mais breve possível”.
O presidente da CMTM, Aires Ferreira, garante que a edilidade está disponível para efectuar mais investimentos, mas recorda que o principal problema da Escola Equitação prende-se com a falta de comandante no destacamento de Moncorvo da GNR. “O Capitão Melo foi para Timor em comissão de serviço há quase três anos, mas ainda não tem substituto, pelo que é mais difícil pôr as coisas a andar nestas circunstâncias”, alega o edil.
Caso a tutela garanta a reabertura do equipamento, Aires Ferreira assevera que a autarquia vai avançar com mais obras. “A Câmara está disponível para reparar umas paredes que caíram nas boxes das cavalariças e para fechar o picadeiro, o que permitirá realizar aulas de equitação durante o Inverno”, assegura o edil.