class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162697 node-type-noticia">

            

Envelhecimento afecta Mogadouro

Ter, 29/11/2005 - 15:01


Na primeira visita a Mogadouro, o Presidente da República (PR), Jorge Sampaio, encontrou um concelho envelhecido e um rol de reivindicações.

A construção de um hospital e a criação de acessibilidades foram as principais reivindicações do presidente da autarquia local, Morais Machado, que aproveitou esta visita do Chefe de Estado para realçar as “injustiças” que têm afectado o desenvolvimento do concelho.
“ Os doentes têm que se deslocar ao Hospital de Bragança por uma estrada que não está em condições. Demoram mais de um hora a chegar à capital de distrito e esta estrada nem sequer foi contemplada pelo Orçamento de Estado”, relembrou o edil.
o se traduz num erro e numa prepotência e uma injustiça para os concelho do planalto mirandês e vizinhos “ aditou o autarca.
O autarca local afirmou, ainda, que “sem boas vias de comunicação não pode haver desenvolvimento”.
Os problemas do envelhecimento foram outra realidade encontrada por Jorge Sampaio, num concelho onde a população com mais de 65 anos é uma parcela significativa, visto que representa um terço dos activos.

Solidão assombra idosos

No entanto, a maioria dos anciãos encontram-se sozinhos, já que os filhos tiveram que partir em busca de melhores condições de vida.
A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro é a instituição responsável pelo apoio a grande parte dos idosos, através dos lares instalados em Mogadouro e na aldeia de Bruçó, que prestam auxílio a cerca de 220 utentes.
O envelhecimento da população, contudo, é outra das preocupações mostradas por Morais Machado, que pede mais Centros de Dia e Centros de Noite, lares e equipamentos de apoio aos idosos, para proteger a terceira idade.
A implementação da Telemedicina foi outra das reclamações apresentada à Comitiva presidencial, contudo, a secretária de Estado Adjunta do Ministério da Saúde, Cármen Pignatelli, garante que este serviço só pode funcionar quando o interior do País tiver cobertura de Banda Larga.
A governante não ficou admirada com as revindicações deixadas pelo autarca, visto que, recentemente, foi feito um diagnóstico às carências ao nível da saúde dos idosos em Portugal.

Envelhecimento intimida Governo

Apesar dos resultados revelarem várias deficiências nos equipamentos para idosos, os representantes da tutela acabaram por reconhecer que o Governo não está preparado para lidar com o problema do envelhecimento, nomeadamente com o choque social que este pode provocar.
Para colmatar falhas, Cármen Pignatelli afirmou que vai precisar da cooperação de todas as misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, para trabalharem na área da saúde e da segurança social com regras impostas pelos ministérios.
O PR visitou, ainda, as obras da Unidade de Cuidados Continuados, que decorrem no antigo hospital da Misericórdia da vila. Este serviço funciona como um complemento ao Centro de Saúde local que não tem serviço de internamento.
A primeira visita de Jorge Sampaio ao concelho de Mogadouro foi recebida em ambiente de festa, com as crianças das escolas do primeiro ciclo a felicitarem o Chefe de Estado coma bandeira nacional.