Ensino do inglês premiado

PUB.

Ter, 03/01/2006 - 15:14


O ensino do inglês aos alunos do pré-primário e do primeiro ciclo, levado a cabo durante o passado ano lectivo, no concelho de Vinhais, foi distinguido com uma Menção Honrosa pela Agência Sócrates e Leonardo Da Vinci.

O projecto “Hi, There” foi implementado nalgumas escolas do Agrupamento Vertical de Vinhais pelo professor de inglês, Antero Freitas, que considera fundamental o ensino desta língua desde tenra idade.
“Esta aprendizagem precoce pode ser valorizada um dia mais tarde, dado que o inglês é a língua universal em toda a Europa. Quanto mais cedo as crianças aprenderem esta língua, mais facilidade de expressão vão ter no futuro”, salienta o docente.
Após a conquista da Menção Honrosa, Antero Freitas quer alcançar o Selo Europeu ainda este ano, uma vez que continua a trabalhar no ensino do inglês às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, mas agora no concelho de Bragança.
A distinção do projecto pela Agência Sócrates e Leonardo da Vinci é considerada pelo professor de inglês como uma mais valia, visto que a visibilidade dada a esta iniciativa na região pode incentivar mais instituições a envolverem-se no ensino precoce do inglês.
No concelho de Vinhais, durante o passado ano lectivo, cerca de 30 crianças do pré-primário e do 1º Ciclo aprenderam algum vocabulário em inglês através de desenhos animados. No entanto, o programa de ensino do inglês posto em prática este ano lectivo pelo Ministério da Educação só contempla a aprendizagem desta língua para o terceiro e quarto anos do 1º Ciclo.