Energia solar em curso

PUB.

Ter, 17/01/2006 - 15:02


Está a ser montado em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada Cinta, o primeiro parque de painéis solares para a produção de energia eléctrica. O empreendimento vai ocupar cerca de um hectare e é considerado, pelos seus mentores, como “um projecto pioneiro” na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Além disso é, igualmente, um dos maiores parques de painéis fotovoltáicos em território nacional. A potência instalada vai rondar os 124 quilowatts e a energia produzida será canalizada, no futuro, para a rede eléctrica nacional.
Este empreendimento particular, da responsabilidade da Cavalum SGPS, SA, representa um investimento que ronda os 500 mil euros.
“O projecto está, desde já, a ser acarinhado pelo município de Freixo de Espada à Cinta, uma vez que a produção deste tipo de energia evita a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera na ordem das 130 toneladas por ano”, disse ao Jornal NORDESTE, o vice-presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Pedro Mora.
O complexo está a ser edificado numa área próxima do Parque Natural do Douro Internacional. Para já, as autoridades locais não temem impactos ambientais negativos. “O projecto foi alvo de estudos de impacto ambiental e não houve qualquer entrave”, assegura Pedro Mora.
Sendo assim, o parque teve bom acolhimento em Mazouco, já que se trata de produção de “energia limpa” e, ao mesmo tempo, representa uma solução para tirar rendimento do clima da região, sem prejuízo para o ambiente e para o património natural.
O parque de painéis solares arrancou no final do ano passado e a sua entrada em funcionamento está prevista para breve, já que as obras decorrem a um ritmo acelerado.
A Cavalum tem na calha outros projectos para aquele concelho do sul do distrito de Bragança, dado que um dos sócios é natural de freguesia de Mazouco.