class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165942 node-type-noticia">

            

Enchente nas Tunas

Ter, 03/04/2007 - 10:43


O auditório do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros foi pequeno para acolher o público que assistiu, nos dias 23 e 24, à IV Serenata a Macedo – Festival de Tunas. A edição deste ano contou com a participação de uma tuna de Santiago de Compostela, que animou o público macedence, especialmente com um dos seus elementos.

Além da actuação dos grupos da casa, a Akapau Tunix e a Tuna Feminina do Piaget (que precisa de ensaiar), a iniciativa contou com cinco tunas em concurso.
A Tuna de Direito de Santiago de Compostela arrecadou o prémio de melhor Tuna do Festival, enquanto que os estudantes de Espanha receberam a distinção para a melhor Pandeireta e Bandeira. Já a Tuna da Universidade Lusíada de Famalicão foi distinguida com o galardão de Segunda melhor Tuna, melhor Solista, Instrumental e Tuna Mais Tuna.
O júri considerou, ainda, a Tuna Académica da Faculdade de Economia da Universidade do Porto como a terceira melhor da Serenata a Macedo.
Sem direito a qualquer nomeação, mas com os aplausos do público, actuaram, ainda, a Tuna da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Mirandela e a Tuna Académica da Universidade Católica Portuguesa de Braga.
O Festival foi a consagração definitiva de Pedro Pisco e Zé Luís Pataco enquanto animadores. As suas representações preencheram os espaços entre as actuações das bandas. A qualidade os textos, que interpretaram com elevado teor cómico, arrebataram sonoras gargalhadas do público. Já no ano anterior a dupla havia marcado o Festival e este ano foi uma referência muito aplaudida.