class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165948 node-type-noticia">

            

Empresas de Bragança mais modernas

Ter, 17/04/2007 - 10:12


12 Pequenas ou Médias Empresas (PME) do distrito de Bragança vão poder implementar, já a partir de Maio, um projecto de excelência empresarial, que foi apresentado no NERBA, na passada quinta-feira.

A iniciativa, promovida pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), vai ser desenvolvida nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda e Faro e visa promover a melhoria e modernização das PME, através de incentivos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE).
Assim, as empresas seleccionadas podem, a partir deste projecto, conceber e implementar sistemas de gestão da qualidade, ambiental ou segurança e saúde no trabalho, bem como realizar uma auto – avaliação com base num modelo de excelência. Para poderem usufruir destes serviços, as PME devem enquadrar-se no conjunto de critérios de primeiro nível estabelecidos para a selecção, como possuir uma situação regularizada face à Segurança Social e Administração Fiscal. Já na segunda fase, os decisores analisam a motivação das empresas em relação à adesão ao projecto, a estratégia, estrutura organizativa, situação financeira e posição no mercado.
Deste modo, até Maio de 2008, os empresários, quadros dirigentes e técnicos irão frequentar acções de formação, bem como sessões de sensibilização. As PME terão, ainda, que efectuar auto – avaliações e elaborar diagnósticos. Durante o processo, as empresas têm que investir sete mil euros, repartidos em três fases distintas, enquanto que o restante montante é financiado através do FEDER e FSE.
Após a implementação do projecto, serão seleccionadas duas empresas por região, com base nos sistemas aplicados, que servirão, posteriormente, como Estudos de Casos.
Recorde-se que o modelo Europeu de Excelência defende que os resultados se atingem através de liderança.