Emigrantes em festa

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:37


A cidade de Macedo de Cavaleiros recebeu os emigrantes com música e animação que transformaram o recinto da Feira de S. Pedro no maior Parque de Diversões da região.

A ideia partiu da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros (ACIMC), que montou no Parque Municipal de Exposições a I Feira Transmontana do Emigrante.
Segundo o presidente da ACIMC, António Cunha, o objectivo foi juntar os inúmeros emigrantes transmontanos numa festa capaz de aliar a música aos desportos radicais e a uma feira multiactividades que decorreu numa das naves da Feira de S. Pedro.
“Fazemos gosto que os nossos emigrantes se juntem aqui em Macedo de Cavaleiros numa grande festa, nem que seja uma vez por ano”, salienta o responsável.
Outros dos objectivos passou por envolver as comunidades portuguesas, em especial as associações de além fronteiras, que poderão vir a marcar presença na próxima edição da Feira Transmontana do Emigrante.

Investimento na mira

Com a participação de cem expositores, número considerado significativo para esta primeira edição, o certame decorreu durante quatro dias e visou, também, preencher um espaço vazio no calendário macedense. “Em Agosto não tínhamos nada em Macedo, ao contrário do que acontece em Mirandela ou Bragança”, explica o presidente da ACIMC.
Depois deste primeiro passo, a organização também vê no certame uma forma de potenciar o investimento dos emigrantes na hora de regressar à terra de origem. “Temos de ir aos poucos, promovendo primeiro a parte cultural e depois a componente económica”, defende António Cunha.
Após diversas acções de promoção nos órgãos de Comunicação Social e num carro de som que percorreu, durante um mês, as aldeias da região, o programa arrancou na passada quinta-feira com um espectáculo com Saul, Zé Praia, Tatiana e Fernando Correia Marques.
A noite seguinte foi de Ágata e a Orquestra Belcanto, num arraial/baile tipicamente transmontanos.
Os dias fortes foram o sábado e domingo, com os Desportos Radicais e Ultra-Radicais a invadirem o recinto para fazer o gosto de crianças e adultos. Air Bungee, Aerotrim, Casa dos Saltos, Pista de Obstáculos, Trotinetes Eléctricas, Escalada, Rappel, Slide, Tiro com arco, Zarabatana, Besta, Carabina de Precisão e Piscinas foram as actividades em destaque no fim-de-semana.

Azibo visto do ar

Paralelamente decorreu um Torneio de Tiro aos Pratos a contar para o Calendário da Federação, numa organização do Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros, enquanto o Clube Azibo Aventura coloria os céus com o Campeonato Nacional de Asa Delta.
Após uma tarde preenchida com um Passeio de Automóveis Clássicos e Prova de Velocidade de Tuning, os campeões de Bike Trial e Bike Trial Indoor, Jorge Ferreira e Filipe Gomes, respectivamente, mostraram o que valem nas duas rodas. Mas, a animação não ficou por aqui. À noite o duo feminino Tayti tomou conta do arraial.
No dia seguinte a organização convidou os emigrantes a sobrevoarem o Azibo e a cidade de Macedo em helicóptero, com descolagem do Parque Municipal de Exposições, ao passo que Miguel Garcia protagonizou um show de Trial Moto. Mais tarde, o Rancho Folclórico de Macedo de Cavaleiros mostrou que as tradições estão bem preservadas, seguindo-se o espectáculo com o grupo Kalyent.
Esta I Feira Transmontana do Emigrante terminou com uma grandiosa sessão de fogo de artifício.