Em busca dos cogumelos

PUB.

Ter, 24/10/2006 - 10:50


A Azimute – Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente escolheu a manhã de anteontem para efectuar um Percurso Micológico, que contou com a colaboração técnica da Escola Superior Agrária de Bragança.

Apesar do mau tempo, 13 pessoas concentraram-se na sede da associação, em Portela, concelho de Bragança, para assistirem a uma breve introdução sobre Micologia. Seguiu-se uma saída para o campo, com acompanhamento especializado, que transmitiu ao grupo os conhecimentos necessários para uma recolha de cogumelos mais acertada.
Munidos de cesta de vime e faca afiada (e guarda-chuva), os participantes ficaram a conhecer melhor o património micológico transmontano, já que o passeio culminou com uma sessão de identificação das 20 espécies recolhidas.
A iniciativa terminou com um almoço-convívio, que serviu para recuperar forças de um percurso que demorou uma hora, quase sempre debaixo de chuva.
Consciente que o leque micológico transmontano “é de uma diversidade e riqueza ímpar”, a Azimute mostra-se preocupada com “a apanha indiscriminada e sem formação adequada, que poderá pôr em perigo a sustentabilidade deste importante património”.
Outro dos riscos prende-se com a ingestão de espécies erradas, que pode pôr em causa o bem-estar e a própria vida do ser humano. Por isso, “ficou patente nesta actividade que a diversidade micológica do Nordeste Transmontano deverá ser estudada, preservada, divulgada e potenciada”, defende a Azimute.
O Percurso Micológico contou com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, Instituto Português da Juventude e INATEL.