“Em Bragança começa Portugal”

PUB.

Ter, 17/01/2006 - 15:50


A desertificação do Nordeste Transmontano não passou despercebida ao candidato à Presidência da República, Manuel Alegre, que defende o combate às assimetrias regionais.

Confrontado com as acções levadas a cabo pelos autarcas de Bragança e Mirandela contra o encerramento de serviços, o candidato a Belém afirma que é fundamental defender a soberania nacional. Para isso, Manuel Alegre, que esteve em Bragança na passada quinta-feira, garante que é preciso lutar contra a desertificação que é “um atentado” à coesão do País.
“A função do Presidente é combater as desigualdades e criar um modelo de desenvolvimento sustentável. Nestes últimos anos apostou-se muito no betão e por isso estamos na cauda da Europa ao nível da educação e da formação das pessoas”, acrescentou Manuel Alegre.
O candidato independente afirmou, ainda, que “Portugal começa em Bragança” e evocou o poeta Miguel Torga para salientar a importância desta região no mapa português. “A Pátria começa aqui. E ninguém melhor que Miguel Torga o sabia quando lhe chamou o Reino Maravilhoso”, acrescentou.

“Combater assimetrias”

A crescente concentração de pessoas no litoral do País foi outro dos pontos criticado por Manuel Alegre, que defende uma distribuição equilibrada dos fundos comunitários, em nome do desenvolvimento do País e do combate às assimetrias regionais.
“Não basta construir estradas que levam as pessoas. É preciso criar condições para a fixação das pessoa, daí que entenda que a aplicação de fundos comunitários no desenvolvimento da agricultura é uma prioridade para o desenvolvimento da economia regional”, sublinhou Manuel Alegre.
Durante o discurso, o candidato a Belém teceu, ainda, fortes críticas a Cavaco Silva e apresentou-se como o “único candidato que pode enfrentar e derrotar Cavaco”.
Manuel Alegre defendeu, mais uma vez, a renovação e a modernidade, tendo apelado ao voto dos transmontanos com o slogan “é preciso poesia na vida política”.
Após a inauguração da sede de campanha de Bragança, o candidato independente partiu para Mirandela, onde se reuniu com centenas de apoiantes e simpatizantes num jantar convívio.
A visita de Manuel Alegre ao distrito de Bragança foi, igualmente, marcada por uma passagem por Torre de Moncorvo, município presidido por Aires Ferreira, que apoia esta candidatura independente.