Eixo Atlântico define estratégias

PUB.

Qua, 06/04/2005 - 11:00


Durante a apresentação dos três livros que fazem parte dos segundos estudos estratégicos do Eixo Atlântico, vários pensadores de Portugal e Espanha salientaram a importância de desenvolver as cidades que compõem a Euro-Região, com vista à criação de redes entre o Norte de Portugal e a Galiza.
Tendo em vista o desenvolvimento sustentável e a igualdade de oportunidades, os segundos estudos estratégicos têm como objectivo “estabelecer o impacto das competências administrativas nos processos sociais e da organização do território.
A análise e avaliação das estratégias de cooperação entre cidades e o meio rural, bem como os perfis de especialização produtiva das cidades do Eixo Atlântico e o seu efeito sobre a criação de complementaridades e sinergias”, também fazem parte dos propósitos destes estudos.
Os objectivos desta segunda análise vão fundamentar um plano de acção do Eixo Atlântico para o novo período de programação de Fundos Estruturais entre 2007 e 2013.
Recorde-se que o Primeiro Estudo, apresentado em 1995, estava direccionado para “a necessidade de gerar um novo espaço político urbano e de infra-estruturas susceptível de potenciar o relacionamento entre os cidadãos do Eixo Atlântico”.
Segundo o presidente do Eixo Atlântico, “foi graças ao primeiro estudo que Portugal desenvolveu uma rede de comunicações positiva, iniciou os acessos com o comboio de alta velocidade e, agora, importa trabalhar os aeroportos, no sentido de criar uma porta de entrada no Noroeste Peninsular”.