Qua, 08/02/2006 - 10:00
A mudança, contudo, não agrada a alguns feirantes auscultados pelo Jornal NORDESTE, habituados a montar as tendas em locais como a Avenida Nossa Senhora do Caminho. “Já há 20 anos que faço esta feira e não concordo com a mudança porque aqui no centro da vila está tudo à mão. Apesar de dizerem o novo local tem melhores condições, aqui passa mais gente e é mais central”, garante Júlio Moreno.
Outras das preocupações dos feirantes tem a ver com o pagamento dos lugares, que terá de ser efectuado trimestralmente. “Não vai dar para mudar de feira. Se não viermos temos que pagar na mesma e é dinheiro que se perde”, lamenta Altina Vaz, outra das feirantes contactadas.
A Câmara Municipal de Mogadouro tem outra opinião e garante que a mudança era inevitável. “A realização da feira no centro da vila já se estava a tornar uma situação insuportável”, defende o autarca local, Moraes Machado.
Recorde-se que as tendas são montadas nas proximidades do Centro de Saúde e, em caso de emergência, os veículos de socorro têm dificuldades em circular, o que cria situações de aflição.
Acresce que “o centro da vila vai ser requalificado, sendo inconcebível ter a feira no actuais moldes, pois o pavimento é destruído com as estacas das tendas e há situações que não são toleráveis”, explicou o edil.
O comércio local, por seu turno, está expectante em relação a esta mudança, já que as feiras de Mogadouro atraem muita gente à vila e são geradoras de negócio.