Tó e Bemposta apoiam idosos

PUB.

Ter, 14/03/2006 - 15:14


A Câmara Municipal de Mogadouro (CMM) assinou protocolos para a construção do Centro de Noite de Bemposta e para a adaptação e renovação da Casa Grande de Tó, um dos mais emblemáticos solares do concelho.

Comecemos por Bemposta, onde o Centro Social e Paroquial quer alargar o actual Centro de Dia e transformá-lo num local destinado ao acolhimento nocturno de idosos, com capacidade para 22 camas. Aqui o investimento ronda os 250 mil euros, sendo 200 mil comparticipados pela Segurança Social, estando os trabalhos já em curso.
Segundo José Luís Cordeiro, membro da direcção do Centro Social e Paroquial de Bemposta, trata-se duma obra que a população ambicionava há muito, já que há cada vez há mais idosos nas aldeias do concelho. “Bemposta não foge à regra, pelo que tivemos que avançar com estas obras, pois há idosos sozinhos, já que os filhos tiveram de procurar um modo de vida noutras paragens”, explica o responsável.
Actualmente, o Centro de Dia de Bemposta presta apoio a 35 idosos, incluindo o apoio domiciliário.

Junta no Solar

Outro dos protocolos foi assinado entre o município de Mogadouro e a Junta de Freguesia Tó (JFT), com vista ao financiamento das obras de recuperação e adaptação da Casa Grande.
A ideia é transformar parte do imóvel em Centro de Dia, salão polivalente e gabinetes para Junta de Freguesia, partindo de um investimento de 120 mil euros, suportado na totalidade pelos cofres do município.
Segundo o presidente da JFT, Manuel Preto, depois das obras feitas a autarquia passará a dispor de boas condições para desenvolver o seu trabalho.
Recorde-se que esta intervenção tem vindo a ser adiada, mas quis o destino que a reabilitação arranque 150 anos depois da construção do solar.
Segundo o presidente da CMM, Morais Machado, os investimentos a realizar em Tó e em Bemposta representam um esforço financeiro considerável para os cofres da autarquia. “São trabalhos que têm que ser feitos, pois 30 por cento da população do concelho tem mais de 65 anos, pelo que estas obras são muito importantes, em especial no mundo rural”, salientou o edil.