Ter, 03/04/2007 - 10:00
Nas operações, três indivíduos foram constituídos arguidos por terem sido apanhados com mercadoria ilícita, que se destinava à comercialização nas feiras de Mirandela e Mogadouro.
Os filmes apreendidos terão sido pirateados através da Internet e ainda não se encontravam em exibição nas salas de cinema de todo o País.
Segundo o comandante do segmento fiscal de Bragança, Barros Rodrigues, este tipo de crimes está a aumentar na região, mas o volume de material apreendido tem vindo a diminuir. As acções dissuasoras desenvolvidas são apontadas pelo agente como o principal motivo para afastar os feirantes deste negócio.
As autoridades revelaram, ainda, que os indivíduos que vendem os DVDs e CDs não são da região, deslocando-se às feiras para venderem o material pirateado.
A Brigada Fiscal tem intensificado a fiscalização nas zonas de Mirandela e Mogadouro, nomeadamente nos acessos às feiras locais, visto que havia grandes quantidades deste material a penetrar na região.
O chefe Barros Rodrigues adianta, ainda, que as autoridades estão a desenvolver acções no sentido de pôr fim ao “flagelo” da usurpação dos direitos de autor, através da pirataria de DVDs e CDs.
Dado que a fiscalização tem dissuadido esta prática, as autoridades vão direccionar, ainda, as operações a outras zonas do País.


