Duelo de irmãos no dérbi bragançano

PUB.

Ter, 24/10/2006 - 11:36


O pavilhão municipal encheu para ver as duas equipas de Bragança que rivalizam no distrital de Futsal de Bragança. A emoção do espectáculo acrescia, visto que o jogo provocava um embate entre os técnicos irmãos, Paulo e Filipe Gonçalves.

Os Pioneiros apresentaram-se em campo com um bom conjunto, muito jovem e excelente tecnicamente, contudo inexperiente. Por outro lado, a Habinordeste, que transitou da 3ª divisão para a distrital, exibiu maturidade, experiência e sobretudo qualidade táctica.
Logo aos 7” Daniel marcou para a Habinordeste, num lance individual dentro da área dos Pioneiros, rematando rasteiro e cruzado. O golo dos da casa prometia, agora, um jogo mais rápido e mais aberto, dos Pioneiros. No entanto, foi a Habinordeste que mostrou mais consistência de jogo, melhor circulação de bola. A primeira parte resume-se à pouca arte no jogo sem bola dos Pioneiros e a inúmeras ocasiões desperdiçadas pela formação de Filipe Gonçalves.

Golos, expulsão e falhanços
O segundo tempo foi de pura emoção no resultado final, com os dois irmãos de sangue a procurarem a vitória até ao limite. Todos os minutos da segunda etapa tiveram história. Apesar dos Pioneiros entrarem com tudo, Pipoca, numa jogada de insistência, apareceu no segundo poste (como mandam as leis), a desviar um remate para o fundo da baliza. Com o orgulho ferido, Paulo Gonçalves viu o seu orientando Checo ser expulso por uma entrada fora de tempo. Com vantagem no resultado e no campo, Cortinhas, sempre esclarecido, aos 26” rematou de bico, num pontapé de fora de área, a não dar chances ao nervoso Luís. Entre os 23” e os 30” a Habinordeste pressionou fortemente os Pioneiros, que até então não tiveram soluções para organizar as suas acções.
Os dez minutos finais encontraram o verdadeiro valor dos pioneiros, que partiram com velocidade e organização para o ataque, provocando inúmeras faltas dos visitados.
Aos 32” Madureira fuzila autenticamente um impotente Bruno, através de um livre marcado ao ângulo superior direito.
Depois, aparece Tó Parente, mal neste jogo, falhando dois livres de dez metros que poderiam dar pelo menos o empate a Paulo Gonçalves. Até ao final, os Pioneiros encostaram o seu adversário sem nunca terem êxito, apesar de construírem boas jogadas de ataque.
No geral, o resultado foi justo, pois a Habinordeste mostrou ser uma equipa mais constante e equilibrada em todas as vertentes do Futsal.

Pavilhão Municipal de Bragança

Árbitros – Fernando Nevado e Márcio Conde
Cronometrista – Bruno Couto

Clube Habinordeste – cinco inicial: 1 Bruno, 5 Machado, 10 cortinhas, 11 Alex e 7 Pipoca.
Jogaram ainda – 4 Daniel, 6 Vasco, 2 Paulo, 14 Beto, 3 Hugo e 9 Marco.
Treinador – Filipe Gonçalves
Amarelos – Daniel aos 19” e Vasco aos 32”.
Faltas: 1º tempo – 3; 2º tempo – 5 + 2.

Pioneiros – cinco inicial: 1 Luís Rodrigues, 7 Checo, 5 Tiago, 11 Madureira e 14 David Martins.
Jogaram ainda – 10 Flávio Morais, 8 Hugo Sousa, 9 Tó Parente e 4 Paquito.
Treinador – Pedro Azevedo
Amarelos – Pica aos 17”, Batista e Hélder aos 37” e Quim aos 38”.

Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 3-1
Marcadores – Daniel 7”, Pipoca 23”, Cortinhas 26” e Madureira 32”.