Ter, 11/12/2007 - 11:29
A Lello Editores, em parceria com a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC), reeditou duas obras de Guerra Junqueira que esgotaram há muito tempo: Contos para a Infância e a Velhice do Padre Eterno, que contam com ilustrações de Leal da Câmara.
Segundo o presidente da CMFEC, José Santos, esta apresentação literária tinha, necessariamente, que ser feita no rio Douro, “já que Guerra Junqueiro deixou muitos dos seus testemunhos relacionados com esta sua terra”.
Durante a cerimónia, foi lançado um repto à autarquia local no sentido de se fazer um debate subordinado ao tema “Guerra Junqueiro”.
Outro dos livros apresentados, e que mais comentários suscitou devido ao seu conteúdo, foi “ Ode ao Douro”, da autoria de Caldeira Azevedo.
“Conheço poucas publicações que tenham esta simplicidade e densidade e que falem do que é a vida e a morte ou a nossa relação com o eterno e o divino”, argumentou Carlos Magno.
Para o jornalista, “se um dia houver uma discussão em torno do autor, estou certo que haverá citações como de quem estuda um grande filósofo”.


