Do forno a lenha ao BTT

PUB.

Ter, 14/02/2006 - 15:58


A Associação "Montesinho Vivo" (AMV) vai organizar, nos próximos dias 11 e 12 de Março, um Campo de Montanha na Serra de Montesinho, em que estão incluídos desportos aventura.

Trata-se duma parceria entre uma Escola Superior de Educação do Porto e a Associação de Defesa e Protecção do Parque Natural de Montesinho.
Desta forma, um grupo de alunos deslocar-se-á a esta área protegida e cabe à "Montesinho Vivo"organizar a estada destes visitantes, proporcionando-lhes actividades lúdicas e desportivas.
Esta é a primeira actividade que a Associação tem programada para este ano, no seguimento do plano de actividades que foi apresentado, no passado sábado, em Vinhais.
É exactamente neste concelho que a AMV vai levar a cabo, em Abril, o passeio temático "O Pão e a Tradição", em que 25 pessoas vão deslocar-se à aldeia de Tuizelo para aprender como se faz o pão no forno a lenha.
Para os mais aventureiros, a Associação vai proporcionar o "Downhill Montesinho", uma descida de cerca de10 quilómetros em BTT, que se desenrolará entre Montesinho, Lama Grande e França. A actividade realiza-se em Junho, estando limitada a 20 participantes.
Em Julho, a AMV levará a cabo o II Passeio Pedestre da Calçada Romana, entre a aldeia da Moimenta da Raia e Vinhais. Trata-se da repetição duma actividade realizada no ano passado e que estará aberta a cerca de duas dezenas de pessoas.

Segada tradicional

Em colaboração com a Associação Cultural de Palácios, a "Montesinho Vivo" vai reviver a Malha e Segada tradiconais desta localidade do concelho de Bragança. Será uma visita organizada à aldeia, inserida no Festival e Gaiteiros da Lombada", em que as pessoas poderão particpar na segada e na malha manual e mecânica.
A observação dos veados do Parque Natural de Montesinho é a actividade que a Associação tem programada para o próximo mês de Setembro, no decorrer do II Percurso da Brama.
No dia 11 de Novembro, o Santuário de Nossa Sehora da Hera, em Cova de Lua, Bragança, vai ser o palco do S. Martinho em Montesinho.
No último mês do ano, a AMV pretende lançar um poster do lobo ibérico, que marcará uma acção de divulgação e sensibilização junto dos mais jovens, no sentido de protegerem o lobo ibérico. Para tal, está prevista a edição de 1.500 exemplares, que serão distribuídos nas escolas.
Estas actividades serão divulgadas no site www.montesinhovivo.pt que, a partir de Julho, terá uma nova apresentação. É que está nos planos da AMV reformular a página da internet, introduzindo novos conteúdos com tradução em inglês, espanhol, alemão e francês.
Esta Associação de Defesa foi criada há dois anos e tem 70 associados, o que leva os dirigentes a acreditar que o projecto "tem pernas para andar".