“Ditos e Dezideiros” em livro

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 12:04


“Ditos e Dezideiros”, uma das obras mais emblemáticas da cultura oral das Terras de Miranda, vai ser editada pelo Centro de Estudos António Maria Mourinho (CEAMM), com o patrocínio do município de Miranda do Douro.

Trata-se de uma colectânea de provérbios, adágios, quadras populares e pequenas histórias recolhidos durante uma vida, pelo já falecido António Maria Mourinho, um dos maiores estudiosos da cultura e etnografia mirandesa.
“Esta é uma obra valiosa, porque constitui um repositório autêntico e poético da língua mirandesa. É a trave mestra destes adágios. Foi ela que ensinou os mirandeses a falar. Com ela conheceram o mundo, com ela aprenderam a viver, comunicando”, explica o director do CEAMM, Antonino Bárbolo Alves.
Outro dos valores da obra prende-se com a “cultura oral”. Sem livros onde registar o saber, estes “ditos” foram acomodando a sabedoria e inteligência popular das gentes do Planalto Mirandês.
Na obra, o leitor poderá encontrar registos do calendário rústico e agrícola “chegadas las andolinas Berano an riba” ou críticas mais duras ao poder, às autoridades, aos mentirosos e a outros grupos sociais. “An Miranda num se sabe quien manda”, ou ainda a sentença ou filosofia mais certeira: “Home çfamado pior qu’anforcado” são alguns dos cerca de quatro mil provérbios que se podem encontrar no livro.
Na opinião de António Bárbolo Alves, um conhecedor da obra de Mourinho, todo o trabalho foi recolhido com muito saber e cuidado. Por isso, pode ser um complemento para estudiosos da “Lhéngua”, dado que os valores da tradição oral devem ser respeitados, tal como elementos patrimoniais.
O trabalho encontra-se em fase final de impressão, estando em análise a data para a sua apresentação pública.