“Dinossaires” reforçado

PUB.

Ter, 11/10/2005 - 14:56


Aires Ferreira está de “pedra e cal” na Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Em 2001, o autarca venceu por uns magros 166 votos, mas anteontem obteve um dos melhores resultados do seu currículo. Foram 1287 votos de vantagem, traduzidos em 49,4 por cento dos votos, mais 2 pontos percentuais do que em 2001.
O PS venceu em quase todas as freguesias, deitando por terra as expectativas em torno do candidato do PSD, Manuel Afecto.
Aires Ferreira foi reconduzido num sexto mandato, tornando-se no “decano” dos presidentes de Câmara do distrito de Bragança, situação que já lhe valeu o título de “Dinossaires”.
Questionado sobre o segredo desta longevidade, o edil baseia-se na obra feita. “O trabalho está à vista, de modo que a oposição teve poucos argumentos”, explica o autarca.
O único receio do edil era a conjuntura económica a nível nacional e as medidas de rigor tomadas pelo Governo de José Sócrates, que poderiam arrastar o PS numa descida.
Naquela que foi uma das maiores derrotas do PSD em Torre de Moncorvo, também pesou o facto do CDS-PP ter concorrido isoladamente, ao contrário do que aconteceu em 2001.
As contas são fáceis de fazer. Há quatro anos, o PSD obteve 45,39 % dos votos, ao passo que, no domingo, Manuel Afecto ficou-se pelos 30,22%. A votação em falta para igualar o resultado de 2001 ficou nas mãos do CDS-PP, que anteontem mereceu a confiança de 14,33 % do eleitorado.