class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167501 node-type-noticia">

            

Diferenças entre os iguais

Ter, 04/12/2007 - 10:31


Diversas instituições e entidades de Bragança e Espanha encontraram-se, ontem, para comemorarem o Dia Internacional da Deficiência.

A grande novidade destas festividades foi a realização da primeira Milha do Dia Internacional da Deficiência, que decorreu na avenida Sá Carneiro e contou com a participação de diversas pessoas portadoras de deficiências, que atraíram um largo número de espectadores.
Após o encerramento das actividades desportivas, os participantes reuniram-se num almoço-convívio, seguido da inauguração de uma mostra de trabalhos elaborados por portadores de deficiências, no Centro Comercial Fórum Teathrum.
O Teatro Municipal de Bragança foi o destino que se seguiu, pois foi palco duma tarde recreativa totalmente protagonizada pelas dezenas de utentes das instituições que se dedicam a apoiar os cidadãos com deficiência.
Recorde-se que o programa distrital para as comemorações do Dia Internacional da Deficiência foi coordenado pelo Governo Civil de Bragança e envolveu instituições, como a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT), APPACDM, Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros (CERCIMAC), Fundação Intras, Centro Hospitalar do Nordeste/ Unidade de Doentes de Evolução Prolongada, Segurança Social/Centro de Educação Especial, Instituto Politécnico de Bragança e Direcção Regional de Educação do Norte.

Azimute entrega quatro cadeiras de rodas a portadores de deficiências

Ainda integrado no programa das comemorações do Dia Internacional da Deficiência, a Azimute entregou, no Mercado Municipal de Bragança (MMB), mais quatro cadeiras de rodas ao Centro de Educação Especial, ASCUDT, APADI e a um particular. Trata-se de mais uma iniciativa, “Já deste muitas tampas?”, que visa contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de deficiência.
Desde Setembro de 2005, quando a “Já deste muitas tampas?” arrancou, a Azimute já entregou 13 cadeiras de rodas, segundo o presidente da Azimute, João Cameira.
Recorde-se que, para colaborar, basta reunir tampas de plástico e depositá-las nos respectivos receptáculos presentes em diversas instituições ou deixá-las no MMB.