class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166322 node-type-noticia">

            

Dia do Agricultor em Macedo

Ter, 05/06/2007 - 10:17


Macedo de Cavaleiros celebrou, anteontem, o Dia do Agricultor, que levou centenas de lavradores ao Parque Municipal de Exposições. Inserida no programa do Macedo Mostra, a iniciativa arrancou com um seminário dedicado à “Higiene e Segurança no Trabalho Agrícola”, que contou com a participação de Alberto Carvalho, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, José Alberto Pereira, Eugénia Gouveia e Ramiro Valentim, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.

No debate foram abordados temas relacionados com produtos químicos, produção animal e acidentes com máquinas agrícolas que, todos os anos, vitimam vários agricultores naquela região.
Após um almoço, em que estiveram presentes cerca de 500 pessoas, os participantes assistiram à demonstração de um sistema de segurança num tractor. A máquina, propriedade da empresa Agromira, de Abambres, no concelho de Mirandela, está equipada com um arco em ferro de segurança que actua caso o veículo tombe.

Lavradores debatem situação e rentabilidade da agricultura regional

Após esta acção, os interessados visitaram a exposição Macedo Mostra, onde decorreu um sorteio de algumas alfaias agrícolas, como uma charrua de quatro ferros, caixa de carga, sulcador e escarificador.
Durante o convívio, os agricultores partilharam conhecimentos sobre métodos de produção e mercados. Os participantes sublinharam, ainda, a débil situação da agricultura regional que se caracteriza, cada vez mais, pela baixa rentabilidade.
Antes do regresso a casa, os agricultores desfilaram com as cerca de duas centenas de tractores pelas principais artérias de Macedo de Cavaleiros.
Recorde-se que o tecido agrícola da região é composto, maioritariamente, por unidades familiares ou de pequena dimensão, que não suportam a utilização de mão-de-obra externa.