Ter, 21/11/2006 - 11:50
Este evento, organizado pelo Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) no âmbito do projecto Interreg III-A/SIPEM, contou com a presença de pacientes institucionalizados em Espanha e Portugal.
Tratou-se de um jogo de futebol disputado por cerca de 90 utentes do Centro Especial de Educação (CEE), hospital psiquiátrico de Bragança e a Fundación INTRAS (Espanha).
Esta iniciativa é, na óptica do coordenador espanhol do projecto, Pablo Sanchez, “muito importante, uma vez que há muitas coisas em comum e, com estes intercâmbios, podemos conseguir resultados muito bons”.
Além do convívio, os utentes puderam viver um dia diferente do seu quotidiano. “Com estas actividades, eles trabalham em equipa, cuidam do físico e podem sair do local onde estão habitualmente”, sublinhou o responsável. Esta ideia é reforçada por José Maradeia, um dos participantes deste encontro. “Estes jogos são importantes para convivermos, apesar de não estarmos muito bem treinados”, referiu.
Esta iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos doentes crónicos de psiquiatria, através da promoção de diversos eventos, como este encontro desportivo. “Além destas iniciativas, participamos em certames e realizamos actividades ao nível do artesanato, entre outras”, salientou Sara Costa, psicóloga clínica.
Recorde-se que Zamora foi a anfitriã da primeira edição deste encontro, que decorreu no passado dia 2 de Junho numa organização da Fundación INTRAS.