Ter, 06/05/2008 - 11:10
Até ao mês de Junho, cerca de 80 idosos encontram-se todas as semanas na Junta de Freguesia da Sé (JFS), em Bragança, para criarem peças artesanais que serão expostas no Encontro de Artes Tradicionais, que terá lugar em Junho.
“Os trabalhos que conseguirmos produzir vão ser dados a conhecer e, até agora, está a correr bem, ainda que estejamos no início do curso”, explicou uma das formadoras, Ofélia Marrão, do Atelier Iktus.
Para já, os mais velhos estão a aprender qual a utilidade de cada um dos materiais e a forma que podem tomar. “Quase todos já trabalharam com madeiras e linhas, pelo que agora estão a ter o primeiro contacto com este tipo de materiais”, sublinhou a responsável.
Idosos vão reproduzindo
as peças o mais fiel
e criativamente possível
Aos poucos, e a partir de modelos criados pelos artistas que integram o Atelier Iktus, os idosos vão reproduzindo as peças o mais fiel e criativamente possível. “Eu dou um protótipo e eles tentam recriar, apesar de poderem, também, sugerir outros trabalhos”, adiantou a formadora.
Ofélia Marrão considera que os alunos “são aplicados” e acredita que poderá vir a descobrir verdadeiros talentos ou artistas entre os formandos. “É muito bom para eles porque podem fazer algo que na juventude não puderam por falta de tempo ou oportunidades e podemos vir a ter algumas boas surpresas”, acrescentou.
Recorde-se que esta inactiva partiu de uma proposta da JFS a diversas instituições do concelho de Bragança: Fundação Betânia, Santa Catarina, Cáritas, Obra Social Padre Miguel, Santa Casa da Misericórdia, Rebordãos, Santo Condestável, São Bento e São Francisco.


