class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167782 node-type-noticia">

            

Cultura reúne imigrantes

Ter, 15/01/2008 - 11:06


O Teatro Municipal de Bragança (TMB) foi o local escolhido para mais um encontro da comunidade imigrante de todo o concelho, que decorreu anteontem. Promovida pela Câmara Municipal de Bragança (CMB), esta iniciativa reuniu, através de um espectáculo em português, com a actuação da Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, dezenas de imigrantes de várias nacionalidades, que residem na região. “Achamos que trazer esta comunidade ao Teatro permite um bom espectáculo para povos que têm traços de identidade muito próprios”, explicou o presidente da CMB, Jorge Nunes.

Para o autarca, este encontro cultural serviu, também, como “factor de aproximação e integração de pessoas que vêm, normalmente, de países com actividades culturais muito desenvolvidas”.
Estima-se que o concelho de Bragança acolha mais de 500 imigrantes oriundos de cerca de 40 nacionalidades diferentes. “Há pessoas de toda a Europa e dos PALOP, mas a Ucrânia é o país com maior representação”, informou o edil.
Segundo Jorge Nunes, nos últimos anos, um largo número de estrangeiros tem abandonado a região, devido à redução da actividade económica, nomeadamente da construção civil, pelo que Bragança é, muitas vezes, o ponto de partida inicial para outras localidades. “Existem mercados muito mais atraentes, como Espanha, França ou Alemanha e como os imigrantes têm vontade de vencer, optam, depois, por um desses países que lhes oferece outro tipo de regalias”, acrescentou o autarca.
Contudo, na óptica de Jorge Nunes, a instalação de imigrantes na região é “bastante útil para a economia e contribui para o rejuvenescimento social e para a nossa própria abertura a outras culturas, através do intercâmbio de conhecimentos”, acrescentou.
Após o espectáculo com a Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, a comunidade de imigrante reuniu-se num lanche/convívio no foyer do TMB.