Cruz Vermelha reforça viaturas

PUB.

Ter, 18/10/2005 - 15:05


O Núcleo de Mogadouro da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) adquiriu mais uma ambulância e uma viatura para transporte de doentes com necessidades especiais.

Estes dois veículos vão proporcionar à Unidade de Socorro, que já está a operar, uma maior mobilidade. Esta unidade é única no distrito de Bragança e está vocacionada para actuar em cenários de catástrofe ou acidentes graves.
A nova ambulância, adquirida com donativos de beneméritos e da autarquia local, está apetrechada com os mais modernos meios de socorro, que estão prontos a ser utilizados nos diferentes cenários de acidente.
Segundo o presidente daquele núcleo da CVP, José Lima, sem estas viaturas os grupos de intervenção não podiam trabalhar. Agora, a Unidade de Socorro vai entrar em acção noutros campos, já que operava, apenas, na componente humana, dado a ausência da parte técnica. Para além destas duas viaturas, já existia outra a funcionar na aldeia de Bemposta (a mais povoada do concelho), que tem a missão de transportar os doentes, gratuitamente, ao Centro de Saúde de Mogadouro.

Mini-hospital é necessário

Para viabilizar este serviço, a Cruz Vermelha assinou um protocolo com a Junta de Freguesia daquela localidade.
Apesar do reforço das condições de trabalho, os responsáveis pela instituição garantem que necessitam de um mini-hospital de campanha, para fazer face a situações de emergência no campo da protecção civil.
“O núcleo da CVP existe há cerca de três anos e está permanentemente a formar socorristas. Para já, está no terreno uma equipa a dar cursos de socorrismo aos alunos das escolas de condução que pretendam tirar a carta de pesados, dado que é obrigatório terem um curso de socorrismo rodoviário”, realçou José Lima.
Além destas missões, a Cruz Vermelha dispõe de um grupo de delegados socorristas no concelho de Mogadouro, que têm como missão dar apoio, no campo da saúde, a pessoas com dificuldades de mobilidade. As principais acções destes voluntários prendem-se com a verificação da tensão arterial, o controlo de diabetes, entre outros cuidados de saúde prestados ao domicílio.