Crianças previnem acidentes

PUB.

Ter, 13/06/2006 - 16:04


Os alunos da escola primária do Campo Redondo, em Bragança, assistiram, na passada quarta-feira, ao simulacro de um atropelamento que ocorreu em frente ao estabelecimento.

A iniciativa partiu do grupo de alunos do curso de Educação Física da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança, que estão a realizar o estágio na escola do Campo Redondo.
Além da colaboração dos docentes, da orientadora e da professora cooperante, esta actividade contou, ainda, “com o apoio do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, da PSP e dos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB)”, avançou o estagiário, Gonçalo Coelho.
A simulação do atropelamento contribuiu para alertar os mais novos para os perigos que acarreta o simples facto de atravessar uma rua. “Pretendemos sensibilizar as crianças a terem mais cuidado ao caminhar”, referiu um dos estagiários, Ricardo Monteiro. Os alunos puderam, ainda, observar a prestação de primeiros socorros à vítima, por parte dos BVB, de modo a perceber como se deve actuar em caso de atropelamento.
Esta iniciativa visa “aconselhar as crianças a utilizar as passadeiras”, esclareceu a docente da ESE, Ilda Freire, uma vez que, “estes acidentes têm, muitas vezes, danos irreversíveis”, lamentou o estagiário, Sérgio Cardoso.
A “actriz” que desempenhou o papel de acidentada, Mariana Lopes, aceitou participar no simulacro, com o objectivo de “alertar os meus colegas para terem mais cuidado e olharem melhor antes de atravessarem a estrada”, explicou a aluna.