Crianças lançam balões pela Paz

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 10:30


“Aprende a gostar de todas as pessoas do Mundo”, “Sê feliz” e “Todos amigos” foram algumas das mensagens lançadas, na passada quarta-feira, pelas cerca de 75 crianças dos cinco jardins-de-infância do Agrupamento Paulo Quintela, em Bragança.

Os mais pequenos deram asas à imaginação e criaram mensagens para sensibilizarem as pessoas a viverem num mundo melhor. Para fazerem chegar os seus desejos ao destino, as crianças lançaram cerca de 300 balões nos céus da cidade.
Segundo a coordenadora do Jardim-de-infância de Rebordãos, Isabel Martins, esta iniciativa inseriu-se no projecto “Vamos abraçar o planeta nós e os outros”, que está a ser desenvolvido nos jardins-de-infância do Agrupamento Paulo Quintela.
A responsável realçou que o concerto da Paz e a largada de balões, que decorreram na Escola Superior de Educação de Bragança, tiveram como principal objectivo sensibilizar as crianças para a importância de contribuírem para um Mundo melhor.
“O importante é que eles percebam as diferenças, não só em termos de raças, mas também em termos de qualidade de vida. Que percebam que eles têm tudo, apesar de muitas vezes acharem que não, enquanto há muitas crianças que não têm casa, nem família, porque há guerra no país onde vivem”, explicou a educadora.
No âmbito do projecto, os mais pequenos também já tiveram um papel activo numa campanha de recolha de alimentos, destinados a crianças carenciadas.
“Foi uma iniciativa que funcionou bem. Eles perceberam que há pessoas que precisam mesmo de ajuda”, acrescentou a responsável.
E como as crianças de hoje são os adultos de amanhã, Isabel Martins salientou que, através destas acções, os mais pequenos percebem que a construção da paz, tanto em casa, como na escola, depende da vontade deles.
Com a chegada do Carnaval, o projecto dos jardins-de-infância vai continuar. Os alunos vão trabalhar no sentido de descobrirem as diferenças do Carnaval nos diferentes países do Mundo.