Crianças descobrem património

PUB.

Ter, 09/05/2006 - 15:55


Dar a conhecer às crianças do 1º ciclo do concelho de Mogadouro o património arquitectónico e arqueológico é o objectivo duma iniciativa conjunta da autarquia local e da Sala Museu de Arqueologia, que decorre até final do mês naquela vila.

As jornadas estão inseridas no Dia Internacional dos Museus, que se celebra no próximo dia 18 de Maio.
O Dia Internacional dos Museus é celebrado desde 1977, sendo considerada uma oportunidade para que os Museus atraíram a atenção do público.
Este ano, o tema proposto pelo International Coucil of Museums ( ICOM) é o Museu e os Jovens.
Segundo Sónia Macedo, arqueóloga na Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro, “trata-se duma ocasião privilegiada para ir ao encontro do público e para sensibilizar todos para a importância dos museus enquanto instituições ao serviço do desenvolvimento da sociedade, promovendo sempre uma relação saudável entre o património, a comunidade e o seu território”
Desta forma, além da visita à sala museu, o roteiro foi alargado ao centro histórico da vila, onde se encontra uma série de monumentos do início da Nacionalidade até ao período da Renascença.
“Dando corpo a este propósito, os jovens alunos vão percorrer os principais monumentos da vila e do concelho, de forma a melhor conhecerem a sua História e origens, a sensibilizá-los para a preservação dos seus valores”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Morais Machado.
A vila tem, igualmente, uma Sala Museu de Arqueologia com espólio constituído por objectos que vão desde do Pré-História até ao século XIX, que foram recolhidos no concelho em escavações arqueológicas e achados fortuitos.