class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165569 node-type-noticia">

            

Coração pede exercício

Qua, 21/02/2007 - 10:12


A coordenadora da Sub-Região de Bragança (SRSB), Berta Nunes, considera que “as enfermidades dependem muito mais dos pacientes do que dos serviços de saúde”.

A responsável falava durante o Dia do Doente Coronário, em que a SRSB organizou diversas iniciativas para sensibilizar a população para os factores de risco e incentivar a alteração do seu estilo de vida.
Uma das actividades em destaque são os seis percursos pedestres pela cidade de Bragança, delineados para promover caminhadas dentro do tecido urbano.
No decorrer das actividades, os profissionais de saúde prestaram informações acerca das doenças, efectuaram rastreios aos factores de risco e promoveram o exercício físico como forma de combater o sedentarismo.
Recorde-se que os Acidentes Vasculares Cerebrais, vulgarmente conhecidos como AVC, são a primeira causa de morte no seio da população do distrito de Bragança.
Também o número de casos de enfarte do miocárdio têm vindo a aumentar na região. Na óptica de Berta Nunes, este fenómeno deve-se às alterações a estilos de vida pouco saudável, maus hábitos alimentares e tendência para o sedentarismo. “Antigamente, as pessoas trabalhavam no campo, o que incentivava o exercício físico”, informou Berta Nunes.
A obesidade e o tabaco são, também, segundo a responsável, factores que têm muito peso no que diz respeito às doenças coronárias.
Deste modo, a coordenadora da SRSB alerta para o conhecimento total dos factores de risco relativamente a esta matéria. “Está nas mãos dos utentes manter a sua saúde e prevenir estas enfermidades”, apelou a responsável.