Cooperativa Mirandesa investe em Vimioso

PUB.

Ter, 04/10/2005 - 15:01


A Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa (CAPM) e a Câmara Municipal de Vimioso assinaram, na passada segunda-feira, um protocolo para a instalação de uma unidade industrial naquela vila que integra o Solar da Raça Mirandesa.

Trata-se de uma fábrica de enchidos e pré-cozinhados, que tem como principal objectivo confeccionar produtos com as partes menos nobres dos bovinos de raça mirandesa, para rentabilizar as peças que, até ao momento, não tinham comercialização no mercado.
Esta unidade industrial vai produzir o tradicional Chouriço Mirandês e produtos pré- cozinhados, entre os quais o “churrasquito transmontano”. Para além da produção, neste local também vai ser feita a desmancha e desossa das carcaças, bem como o embalamento da carne que, posteriormente, vai ser canalizada para o mercado.
A criação desta unidade, que vai apostar na exportação, vai criar 11 postos de trabalho directos e, a longo prazo, pode empregar cerca de 22 pessoas.

Valorizar a raça Mirandesa

Apesar do Solar da Raça Mirandesa abranger quatro concelhos do Nordeste Transmontano, esta fábrica de carne mirandesa vai ficar instalada em Vimioso por ser o concelho que reúne as melhores condições para o investimento.
Esta unidade industrial, orçada em cerca 750 mil euros, vai ocupar uma área que ronda os 2 200 metros quadrados na zona industrial de Vimioso. A autarquia local, para além de ter cedido o terreno à CAPM, contribuiu, ainda, com uma quantia de 500 mil euros para a construção deste empreendimento.
A cooperativa mirandesa também vai candidatar esta infra-estrutura aos programas AGRO e Leader, dos quais pretende receber um apoio financeiro que ronde os 35 por cento do valor total.
Neste momento, já existe um ante-projecto para esta fábrica, que se prevê que comece a trabalhar dentro de um ano e meio.
A exploração deste sector, que ainda está pouco desenvolvido em Portugal, é considerada, pela autarquia local, um passo importante para a valorização da agricultura do Nordeste Transmontano.