Ter, 12/07/2005 - 15:19
Neste encontro estiveram presentes mais de 2 500 idosos que aproveitaram para passar um dia diferente, dedicado ao convívio e à confraternização. Para além da classe sénior, também as gerações mais novas marcaram presença na festa dos idosos de todas as aldeias do concelho de Bragança.
Este dia de festa também contou com a presença de dois grupos de idosos oriundos de Viana do Castelo e de Salamanca, esta na vizinha Espanha.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Bragança (CMB), visa quebrar a monotonia em que vivem diariamente a maior parte dos idosos e proporcionar-lhes um dia de festa e alegria.
A satisfação era visível nos rostos dos mais velhos, que partilhavam conversas, ao mesmo tempo que admiravam a música e a paisagem que os rodeava.
Muita festa e alegria
Filomena Pires era uma das anfitriãs da festa que, aos 82 anos, aproveitou o som da música para se divertir. “Só ainda não fui dançar porque ainda não arranjei par”, enfatizava esta idosa.
Para além da animação, a missa foi um dos momentos altos deste dia especial para a classe sénior. Milhares de fiéis assistiram à missa campal, que foi dedicada aos idosos, à qual se seguiu uma procissão pelas capelinhas do santuário.
José Ferreira tem 70 anos e confessa que a fé preenche grande parte da sua vida. É por isso que, quando pode, dedica o seu tempo à devoção a vários santos, entre os quais a Nossa Senhora do Aviso, que costuma visitar todos os anos.
Na óptica do presidente da CMB, Jorge Nunes, este encontro é uma forma de afastar os idosos do isolamento, onde muitos deles se costumam refugiar.