Contos cativam crianças

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 11:23


29 crianças e jovens receberam, na passada terça-feira, os diplomas de participação na segunda fase do projecto “Quem Conta um Conto”, uma iniciativa promovida pelo Jornal NORDESTE, com o apoio da Junta de Freguesia da Sé (JFS).

Durante a cerimónia, que decorreu no auditório da JFS, o director do Jornal NORDESTE, João Campos, realçou que o projecto vai prosseguir, mas com algumas novidades, que irão surgir já no próximo mês. As histórias a concurso, por exemplo, vão ser avaliadas por um júri, composto por três elementos, que irá premiar os melhores textos.
Nesta edição é publicada mais uma história, desta vez alusiva ao Dia dos Namorados, lançando-se, mais uma vez, o desafio às crianças e jovens do distrito para darem continuidade ao texto inicial.
Desta vez, o concurso destina-se, apenas, a participantes até aos 16 anos e a avaliação vai ser dividida em dois escalões: o primeiro destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos, e o segundo para crianças e jovens dos 10 aos 16 anos.

Melhores trabalhos concorrentes à iniciativa “Quem conta um conto” vão ser premiados

Daniela Teles, aluna da Escola Superior de Educação de Bragança e mentora do projecto, mostrou-se satisfeita com o crescente número de participantes face à edição anterior, realçando que esta ideia está a conseguir cativar as crianças e jovens. “Na primeira edição tivemos 12 contos e agora conseguimos 29, grande parte de alunos de escolas do 1º Ciclo da cidade”, salientou a jovem.
Recorde-se que este espaço interactivo nasceu com o objectivo de dar oportunidade aos mais novos de mostrarem a sua criatividade, originalidade e imaginação. Os participantes vêem o seu trabalho reconhecido, com a publicação das suas histórias no Jornal NORDESTE.
Na óptica do presidente da JFS, Paulo Xavier, esta iniciativa está a implementar-se junto das escolas, o que significa que, tanto as crianças, como os jovens, estão a dar mais importância à escrita.
No que toca ao desafio lançado por Paulo Xavier em Dezembro passado: a edição de um livro que compile as histórias de todos os participantes, o autarca realçou, ainda, que a JFS vai apoiar o lançamento deste livro. A obra deverá ser apresentada na 18ª edição da Feira do Livro de Bragança, que irá decorrer em Junho.