Combate às doenças do castanheiro

PUB.

Ter, 24/10/2006 - 10:38


O Ministério da Agricultura vai investir em equipas de técnicos especializados para resolverem o problema da tinta e do cancro do castanheiro, uma praga que afecta, anualmente, grande parte dos soutos transmontanos.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Adjunto, da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira, durante a cerimónia de apresentação do projecto CACOVIN, Agroindústrias, Lda, em Vinhais.
O governante reconheceu que a investigação levada a cabo até aos dias de hoje absorveu milhares de euros, mas serviu, apenas “para teses de doutoramento”. Por isso, o Governo decidiu acabar com os estudos avulsos e apostar num projecto que traga resultados práticos para a resolução do problema das pragas do castanheiro.
Com uma calendarização dos trabalhos e com objectivos estabelecidos, o grupo de técnicos que irá trabalhar no combate à tinta e ao cancro deverá entrar em acção já no próximo ano, no âmbito do Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN).

Especialistas portugueses vão integrar uma equipa de investigação que tem a missão de combater o cancro e a tinta do castanheiro

Luís Vieira realça, ainda, que a equipa será composta por técnicos nacionais, mas, caso seja necessário, o responsável admite a hipótese de Portugal chamar profissionais europeus para ajudarem a encontrar uma solução para este problema.
Questionado sobre a possibilidade do Instituto Politécnico de Bragança e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro participarem neste projecto, Luís Vieira afirmou que os profissionais destas instituições podem ingressar nesta equipa.
Contudo, frisou que já há diversos trabalhos feitos sobre esta matéria, que não apresentam qualquer solução para a resolução do problema. Por isso, afirma que a preocupação do Governo é encontrar soluções para erradicar estas doenças.