Cogumelos silvestres em debate

PUB.

Ter, 11/10/2005 - 15:21


A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organiza em Vila Real, no Auditório de Ciências Florestais, nos próximos dias 13, 14 e 15 de Outubro, o VII Congresso Luso-Galaico de Macromicologia. A sessão de abertura e conferência inaugural terão lugar no dia 13 pelas 10 horas.

Este congresso, que reúne especialistas da UTAD e de outras instituições de Portugal e Espanha (das Universidades de Vigo, Santiago de Compostela, Léon e Centro de Investigacións Ambientais e Florestais de Lourizán) tem, como objectivos gerais, divulgar a micologia nas suas diversas componentes e promover a troca de conhecimentos e experiências entre os dois países vizinhos, consolidando a colaboração que se tem estabelecido nesta área.
Os temas do Congresso abrangem a investigação da biodiversidade, ecologia, aplicações biotecnológicas e o papel dos macrofungos no desenvolvimento rural, através da valorização das espécies comestíveis e promoção de actividades de lazer e de educação ambiental nos espaços agro-florestais. No âmbito do Congresso estará patente uma exposição micológica, na Biblioteca Central da UTAD, dirigida ao público em geral e a estudantes dos diversos graus de ensino.
A preceder o Congresso, no dia 12, às 9h30, terá ainda lugar um Workshop teórico-prático sob o tema “Macromicetas parasitas e patogénicos de espécies lenhosas e ornamentais”, onde serão abordados aspectos ecológicos e fitopatológicos destes fungos, bem como as principais características para a sua classificação.