class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162513 node-type-noticia">

            

Cogumelos explicados às crianças

Qua, 02/11/2005 - 14:51


Mogadouro recebeu, no passado fim-de-semana, o VII Encontro Micológico Transmontano, uma iniciativa promovida pela Associação Micológica “A Pantorra”.

O tema deste ano foi a Micologia e as Crianças, pois a organização quis sensibilizar os mais novos para o conhecimento do mundo dos cogumelos e as suas implicações em termos alimentares, protecção ambiental e desenvolvimento local. Recorde-se que a Micologia pode ser um complemento à silvicultura regional, pelo que a Pantorra quis demonstrar às crianças as mais valias desta actividade.
Consciente de que a sensibilização dos mais novos começa nas escolas, a organização convidou a Escola Secundária de Miranda do Douro e de Mogadouro, bem como a EB 2,3 de Sendim, a associaram-se a esta actividade, onde foram apresentadas peças de teatro, músicas, vídeo ligados a micologia e palestras didácticas subordinadas a este tema.
Segundo o presidente de “A Pantorra”, Xavier Martins, só se pode proteger aquilo que se conhece. “O ambiente que nos rodeia está em perigo e as gerações vindouras têm aqui um papel importante na sua preservação, tanto mais que os cogumelos silvestres estão a ser delapidados, cada vez mais, pelo é preciso criar uma forma de alerta junto das crianças”, explicou o responsável.

Natureza é grande enciclopédia

Dadas as circunstâncias, a organização do Encontro Micológico diz estar disponível para ajudar as crianças a conhecerem o mundo fascinante dos cogumelos. “Só se pode respeitar e aproveitar adequadamente o que nos é dado a conhecer, e a natureza continua a ser uma grande enciclopédia, na qual a maioria das pessoas continua a ser analfabeta” explica Xavier Martins.
Assim, ao envolver as escolas da região neste projecto pretende-se aproveitar a capacidade criativa e de descoberta das crianças, sendo que a participação dos professores, como agentes motivadores, tem um papel de destaque.
Nesta matéria, a Escola Secundaria de Miranda do Douro teve um desempenho de destaque, já que apresentou uma palestra subordinada ao tema “O Conhecimento dos Cogumelos na Terra de Miranda: uma Face do Património Cultural”. A comunicação foi apresentada pela docente Maria do Céu Sousa que, em conjunto com uma turma do 10º ano, elaborou o projecto.

Avaliar cultura mirandesa

A comunicação baseou-se num projecto desenvolvido ao longo de dois anos, em que foram avaliados diversos aspectos da cultura mirandesa como potencialidade de desenvolvimento local.
Segundo Maria do Céu Sousa, com este estudo pretende-se saber se os cogumelos são ou não um traço de identidade local. “Para já foi feito um inquérito às pessoas do concelho de Miranda e conclui-se que há dois tipos de pessoas que gostam da micologia: os mais antigos, que associam os cogumelos ao trabalho, do campo e à pastorícia, e os mais novos com formação superior, que associam a micologia a uma actividade de lazer e conhecimento científico”, explicou a professora.
“Outro dos resultados do estudo é que o conhecimento dos cogumelos existiu, mas está-se a perder, pelo que cabe às gerações mais novas trabalhar pela preservação desta tradição” salienta a docente.