COELHOSO recebe jogos tradicionais

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:51


A aldeia de Coelhoso, no concelho de Bragança, recebeu anteontem o VI Encontro de Jogos Tradicionais do Concelho de Bragança, que chamaram à freguesia muitos curiosos e participantes.

O Fito, a Raiola, o Peso e o Ferro fizeram as delícias dos adultos. Para as crianças houve outros jogos mais leves, como a corrida do saco, paulada no cântaro e o jogo do galo. Neste leque de actividades, partir um ovo com os olhos vendados foi a mais apreciada pelos mais jovens.
Participaram nestes jogos 132 pessoas, divididas pelas várias modalidades. A raiola foi a mais concorrida e coube ao pai e filho, Henrique e Teodoro Fernandes, o primeiro lugar.
O fito, outro jogo muito apreciado, levou ao primeiro lugar a equipa composta por Nuno Carvalho e Alcino Ferro. O peso foi ganho por Henrique Delgado e o ferro por João Pedro.
Nas crianças, Luís Veiga arrecadou o primeiro lugar, ao passo que Luís Afonso venceu o jogo do cântaro e Juliana levou a melhor no jogo do galo.
Depois dos jogos, todos os concorrentes e convidados participaram num almoço-convívio oferecido pela Junta de Freguesia de Coelhoso.
Estiveram presentes vários presidentes de Junta e o executivo camarário em peso, deixando adivinhar que a campanha para as autárquicas começa, agora, a aquecer…
Os jogos decorreram no Santuário de Santo António de Coelhoso, numa organização da Câmara Municipal de Bragança, com o apoio da Associação de Jogos Populares do Distrito de Bragança, da Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano, da Junta de Freguesia de Coelhoso e da Associação Desportiva de Coelhoso.
Ainda houve tempo para visitar o Lar de Coelhoso, guiados por um responsável da direcção, Domingos Rodrigues.
Trata-se de um ex-libris da aldeia, onde se pode constatar a qualidade de vida que podem beneficiar os menos jovens de Coelhoso e localidades vizinhas.