Chuva arruinou produção de couve penca

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 16:02


Os produtores presentes, anteontem, na 3ª edição da Feira da Couve Penca (FCP) que decorreu em Carvalhais, concelho de Mirandela, mostraram-se descontentes com a colheita deste ano, dizimada pelo mau tempo.

“Há menos quantidade porque caiu demasiada chuva e, até agora, quase não houve gelo”, lamentou o presidente da Junta de Freguesia de Carvalhais (JFC), Marcelo Lago.
O responsável adianta, ainda, que o certame está ao nível do que se realizou nos anos transactos. Contudo, sublinha que a data escolhida não é a melhor. “Deveríamos antecipar a feira, porque decorre numa data muito tardia”, referiu o autarca.
Esta decisão prende-se com o facto de, nesta altura, muitos comerciantes já não procurarem o certame para adquirirem os produtos. “Os armazenistas poderiam visitar o certame para ver os exemplares e, depois, adquirirem alguns”, defendeu Marcelo Lago.
A par da Feira da Couve Penca, o autarca espera promover este produto através da sua certificação, um processo que já deu entrada na Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, mas que não está bem esclarecido junto da população. “As pessoas ainda não têm consciência do valor acrescentado que a certificação tem”, lamenta o responsável.
Para promover a autenticação da couve penca, Marcelo Lago pretende criar uma associação em Carvalhais que terá, ainda, que funcionar como entidade certificadora. “É um processo que tem que começar logo com as sementes, mas que será facilitado, pois temos aqui a Escola de Agricultura e bons terrenos”, assegura.