Ter, 23/01/2007 - 17:06
Durante três dias, o pavilhão gimnodesportivo de Chaves vai acolher diversas mostras da gastronomia flaviense, bem como peças artesanais criadas no Alto Tâmega.
A par da mostra dos produtos, o evento vai permitir aos visitantes saborearem os produtos típicos da região. O presunto, o folar, a bola de carne, o pão centeio e os pastéis de Chaves são algumas das iguarias que vão estar em destaque neste evento gastronómico, que, este ano, se aliou aos saberes dos artesãos.
Trata-se de um certame que tem em vista o desenvolvimento da economia local, bem como a promoção dos produtos candidatos à categoria de Indicação Geográfica Protegida (IGP), dos quais se destacam o fumeiro, o folar, os pastéis de Chaves, a batata de Trás-os-Montes e a couve penca de Chaves.
Além disso, a organização, a cargo da Câmara Municipal de Chaves (CMC) e da Associação “Chaves Viva”, também pretende incentivar a criação de micro-empresas na região, tendo em vista a valorização e comercialização dos produtos de qualidade que são produzidos no Alto Tâmega.
Caldo à lavrador e truta com presunto são algumas das iguarias que vão ser servidas pelos restaurantes flavienses
Esta edição conta, ainda, com a participação dos restaurantes locais, que, durante o evento, vão incluir nas ementas pratos típicos, como o caldo à lavrador, truta com presunto, arroz de fumeiro com naco de vitela, ossos da suã, milhos, entre outros.
Em comunicado de imprensa, a CMC realça que a gastronomia é um atractivo turístico do concelho, sendo os pratos servidos com requinte e uma apresentação única.
A animação é, igualmente, um dos pontos fortes deste evento, com a realização de sorteios, onde se destaca o concurso escolar “Dar vida às nossas aldeias”, destinado às crianças dos jardins de infância e escolas do 1º Ciclo, que deverão apresentar trabalhos alusivos às actividades tradicionais das aldeias do concelho, desde a matança do porco às actividades agrícolas.
A música vai ficar a cargo de grupos de cantares tradicionais, ranchos folclóricos e tunas, salientando-se, ainda, a actuação do cantor de música popular Emanuel.
As tecnologias da informação também vão marcar presença nos “Sabores e Saberes”. Para tal, uma unidade móvel do “Centro de Divulgação das Tecnologias de Informação”, com 13 computadores, vai cativar a atenção dos jovens durante os três dias do certame.