CHÃOS revitaliza Feira Franca

PUB.

Ter, 09/05/2006 - 15:28


Aquela que já foi a maior feira de gado do Nordeste Transmontano foi revitalizada para voltar a realizar-se no primeiro domingo de cada mês, no lugar Chãos, freguesia de Salsas (Bragança),

Anteontem, centenas de pessoas deslocaram-se àquela aldeia do concelho de Bragança, para assistirem às diversas actividades levadas a cabo no âmbito da 1ª Feira Franca dos Chãos.
Esta iniciativa partiu da Associação de Fiéis – Confraria Divino Senhor da Agonia dos Chãos (AFDSAC), para usar o espaço envolvente ao santuário com uma actividade tradicional que já tem uma longa história.
“Antigamente, esta feira era realizada nos dias 7 e 20 de cada mês. Depois foi decidido, em Assembleia Municipal, que se iria realizar no primeiro domingo de cada mês, mas não teve grande afluência e, há cerca de 10 anos, terminou”.

Lutas de touros atraem
forasteiros

Agora, o certame voltou aos Chãos, mas com características bem diferentes daquelas que tinha antigamente.
Segundo alguns populares, a feira era famosa pelas milhares de cabeças de gado que enchiam o toural. Actualmente, a falta de condições para fazer a transacção dos animais levou a organização a apostar em três lutas de touros tipicamente transmontanas.
Durante a chega dos animais de grande porte, centenas de pessoas apreciavam a estrutura dos bois, ao mesmo tempo que comentavam a força demonstrada pelos bichos enquanto lutavam.
A venda de produtos da terra, bem como de outros artigos, também atraiu os visitantes, que iam procurando os objectos e os produtos de que necessitavam com o preço mais atractivo.
A parte da manhã foi marcada pela missa, seguida de uma romaria em honra do Divino Senhor da Agonia dos Chãos, onde milhares de fiéis fizeram as suas orações.
Apesar da feira ter acabado, o padre Estevinho conta que a cerimónia religiosa continuou a celebrar-se, reunindo fiéis de diversos pontos do distrito.